Fev 07
2019

Várias escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí estão literalmente abandonadas na cidade de Floriano (PI). Muitas delas, encontram-se com suas estruturas comprometidas.

A maioria delas está servindo de ponto de encontros de usuário de drogas. Sem vigias e entregues ao abandono total, no passado, todas elas já foram referências no ensino.

De acordo com o servidor público Abdias Neto, o abandono das escolas é de muitos anos e até hoje nenhuma providência foi tomada

‘’É uma vergonha, afinal, estas escolas são patrimônios públicos e mereciam um tratamento melhor dos governantes que nada fazem para reverter esta triste situação. Eu mesmo estudei na Unidade Escolar Ribeiro Gonçalves, no bairro Sambaíba, e hoje o que eu vejo é um abandono que me deixa muito triste”, afirmou.

Além do abandono, o Portal Floriano 01 foi em três escolas e identificou que a maioria do lixo é composta por folhas e restos de galhos de árvores.

Segundo a dona de casa Luiza Maria, que reside nas proximidades da Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa, o local, está servindo de ponto de encontro de usuários de drogas há muitos anos.

“Eu e as minhas filhas estudamos nesta escola e hoje quando eu passo em frente à mesma fico triste em vê-la abandonada e jogada ao relento. Um patrimônio que está sendo destruído e que as autoridades do Estado e nem do município não tomam sequer uma providência”, afirmou.

Escola Agrônomo Parente, Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa, Ulisses Marques e Unidade Escolar Ribeiro Gonçalves, que um dia foram referências na cidade de Floriano, são as mais prejudicadas pelo abandono.

O Portal Floriano 01 procurou a direção da Décima Regional de Educação para falar sobre o assunto, mas obteve nenhuma resposta.