Mar 04
2019

Por Joélia Raulino

Nas primeiras horas da manhã de hoje (4) a Polícia Militar da cidade de Barão de Grajaú-MA atendeu uma ocorrência no Conjunto Rosa Lima Bairro Vereda Grande em Barão de Grajaú-MA. Era mais um caso de Maria da Penha. O agressor foi preso em flagrante e conduzido até à delegacia para que o Delegado Firmino Vilarinho fizesse os procedimentos necessários. Trata-se de Raimundo Nonato Silva Barbosa.

Maria da Penha 1

Maria da Penha 2

A vítima, sua companheira, conta que teria sido agredida pelo marido e que não era a primeira vez e cansada da situação resolveu chamar a Polícia. A mulher apresentava sinais de violência e o marido foi preso em flagrante.

Boca 1

Boca 2

Mão 2

A vítima relatou que ele teria chegado em casa bêbado, abusando e queria manter relações sexuais com a esposa. A mesma se negou manter relações sexuais com o marido pelo fato dele estar embriagado. Foi quando ele deu socos no rosto e mordidas na bochecha e na boca da companheira. Raimundo Nonato Silva Barbosa já está preso e encontra-se a disposição da justiça.

Dez 28
2018

Por Wellington Raulino


Ontem a cidade de Barão de Grajaú viveu um momento que prova até onde os políticos inescrupulosos podem chegar. Um ato criminoso, covarde e sujo foi protagonizado por alguns vereadores da base do prefeito Gleydson Resende. Tudo começou em uma reunião as 07h30min da manhã de ontem (27) na sede da Câmara Municipal, Os vereadores discutiram o projeto de lei N° 132/2018 enviado pela Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú que reajusta a taxa de iluminação pública com base na inflação dos últimos 10 anos.

ver 01 3

ver 2

Os próprios vereadores na frente da imprensa e ao verem populares na Câmara, se posicionaram contra o projeto. Segundo o vereador Wellington Ribeiro, a taxa de iluminação pública vai sofrer reajustes que varia entre 100 e 400 por cento. Apenas um vereador da oposição (Teotônio Costa) participou da reunião, o outro oposicionista Dodô Siqueira sequer foi avisado. Após a reunião o combinado seria uma votação extraordinária, mas a sessão não aconteceu porque não havia o número suficiente de vereadores para a votação. O Próprio presidente da casa, Pedro do Boneco gravou uma entrevista para a TV Tropical reafirmando que a sessão não iria mais acontecer;

teotonio 1

Foto Pedro do Boneco (Presidente da Câmara)

Os vereadores foram embora, as pessoas que esperavam para assistir a sessão deixaram a câmara, a imprensa também saiu e até as portas da casa foram fechadas. Inacreditavelmente uma hora depois os vereadores voltaram, conseguiram o número suficiente de vereadores e votaram o projeto às escondidas. Desta vez sem a presença de nenhum dos dois vereadores da oposição que não foram convocados. O projeto foi rapidamente votado e aprovado e hoje já está publicado no Diário Oficial, podendo entrar em vigor já no próximo dia 1° de Janeiro. Segundo o vereador Teotônio Costa, a oposição vai entrar com uma ação na justiça para anular a sessão, e também uma ação de improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar contra o presidente Pedro do Boneco pelo que considera um golpe, além de uma traição.

teotonio

Vereador Teotônio Costa

Os nomes dos vereadores que participaram da sessão ainda não foram divulgados porque o presidente da câmara sumiu e levou com ele a ata da sessão.

Confira a publicação do projeto que ocorrwu em tempo recorde.

0102

0304

0506

 

Nov 30
2018

Na manhã de hoje (30) por volta das 06:00 hs da manhã, um trabalho em conjunto da Polícia Civil e Polícia Militar de Barão de Grajaú-MA, cumpriu um mandado de prisão em desfavor de ROCHEL MUNIZ DA CRUZ de 29 anos.

IMG 20181130 WA0021

Rochel Muniz da Cruz de 29 anos acusado de agredir e ameaçar de morte a própria mãe


Dias atrás a mãe de Rochel procurou ajuda da Polícia Civil da cidade, solicitando medidas protetivas já que sofria constantemente agressões e ameaças de morte vindas do próprio filho. A mãe relatou que o filho é usuário de drogas e bastante agressivo e já havia quebrado objetos dentro de casa como portas, cadeiras e em outra ocasião chegou a deixar um bilhete em cima de uma Bíblia Sagrada onde ameaçava a mãe de morte. Isso tudo acontecia na casa da mãe localizada no bairro Varginha da cidade de Barão de Grajaú-MA. A mãe chegou a sair da própria casa por medo e por não aguentar mais as constantes agressões e ameaças.
Diante do relato da mãe, a Polícia Civil solicitou a prisão de ROCHEL MUNIZ DA CRUZ onde o Juiz expediu o mandado de prisão que foi cumprido hoje.
Segundo o Delegado Firmino Vilarinho. ROCHEL já é reincidente na prática do crime de ameaça a mãe e também já tem passagem pela polícia pelo crime de ameaça e violência contra sua ex-mulher.

Del.Firmino Vilarinho

Delegado Firmino Vilarinho da Cidade de Barão de Grajaú-MA


ROCHEL MUNIZ DA CRUZ será encaminhado para o Sistema Prisional da cidade de Barão de Grajaú-MA e deverá responder pelos crime de Ameaça, Dano e Descumprimento de Medida Protetiva de Urgência.

Dez 05
2018

A Policia Civil de Barão de Grajaú cumpriu dois mandados de prisão. As prisões por lesão corporal foram solicitadas pelo delegado Firmino Vilarinho, junto ao Juiz da comarca, que expediu os mandados. O primeiro foi em desfavor de Edmilson Alves de Sousa de 38 anos

IMG 20181204 WA0110

, ele é acusado de no ultimo dia 29 de setembro desse ano, tentar matar com um pedaço de pau Agripino Lopes de 60 anos de idade. O crime foi tipificado como lesão corporal grave. A vítima passou vários dias hospitalizada correndo risco de morte, mas sobreviveu. O outro preso é Leonardo Pereira Brito, que é conhecido como “Neguinho da Poupinha”.

IMG 20181204 WA0109

Ele também é acusado de lesão corporal grave. No último dia 23 de Setembro Leonardo agrediu durante uma discussão por motivos banais Francisco Neto. A vítima foi atingida com uma facada no pescoço, mas conseguiu sobreviver. Os dois acusados foram encaminhados para a Unidade Prisional de Barão de Grajaú onde irão aguardar julgamento.

Nov 26
2018

IMG 20181126 140320330 

Desde a última quinta-feira (22) quem procura os serviços da Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú – MA encontra o prédio fechado com avisos na entrada: “ Estamos em manutenção”. Na verdade, o atendimento não está acontecendo por falta de energia. É que a sede do executivo municipal teve o fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento. O corte foi feito por funcionários da companhia energética do Maranhão CEMAR ainda na quinta feira. O fato vem gerando transtornos e prejuízos para os Baronenses que estão impedidos de atendimentos como expedição de documentos e pagamento de taxas.

IMG 20181126 140223632Os funcionários chegam no início do expediente, mas são obrigados a voltar para suas casas. Alguns se deslocam para outros órgãos do município onde tem energia, mas quase não tem o que fazer já que os arquivos dos computadores estão no prédio sem energia. Ninguém da prefeitura quis falar sobre o assunto, e nem informou quando o problema será resolvido. Essa não é a primeira vez esse ano que a energia da prefeitura é cortada por falta de pagamento, só que nos outros casos o fornecimento foi normaliza em até dois dias.

IMG 20181126 140228924